quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Perguntas Frequentes sobre Vocação

  • O QUE É VOCAÇÃO
É um Dom, uma aptidão, jeito e qualidade para realizar alguma coisa, realizar aquilo que se sente bem, aquilo que se gosta. E quem chama é Deus, por isso, precisamos escuta-lo.
  • A QUEM DEUS CHAMA
Ele chama a todos, sem distinção de raça ou cor, melhor ou pior. Deus não chama somente os capacitados, mas capacita os escolhidos, aqueles que sentem o chamado de Deus nos mais pobres e nas necessidades da Igreja. Deus é livre para chamar, e a pessoa é livre para responder. O Pai propõe, não impõe.
  • QUAIS SÃO AS VOCAÇÕES
  • Vocação Humana
Deus deu a todos a vida, ela é um dom de Deus. O Pai quer que todos sejam pessoas humanas. Mas ninguém vive no mundo sozinho, vivemos com o outro para ajudá-lo a ser melhor. Vivemos no mundo para transformá-lo. Somos chamados para nos construir e para nos desenvolver, somos chamados para ser filhos de Deus, vivendo na sua amizade e participando de seu projeto de amor e salvação.
  • Vocação Cristã
É seguir Jesus Cristo, sua vida e seus ensinamentos. É ser membro atuante da Igreja. A vocação cristã, nós a vivemos intensamente numa vocação específica: leiga, matrimonial, sacerdotal ou religiosa.
  • Vocação Leiga
É ser sal, luz, fermento no mundo. É ser o coração da Igreja no mundo. É ajudar a comunidade, seja na catequese, na liturgia, na animação, enfim, ajudar naquilo que você mais gosta.
  • Vocação Matrimonial
No matrimônio o cristão expressa o amor de Deus. No amor humano está presente o amor de Deus. A família é fonte que gera vocações.
  • Vocação Sacerdotal
É continuar a Missão de Jesus Cristo, único e verdadeiro sacerdote, por meio do anúncio da Palavra de Deus, pela celebração dos Sacramentos, principalmente da Eucaristia.
  • Vocação Religiosa
É vida de doação e de consagração inteiramente a Deus. É a vida dos irmãos e irmãs religiosos, e dos sacerdotes religiosos, que vivem na alegria da fraternidade e do serviço. São sinais e presença de Deus no mundo.
  • O QUE É UM ENCONTRO VOCACIONAL
O Encontro Vocacional não é tempo de falar, mas de ouvir, escutar o que o Pai tem para nos falar. É o momento de abrir os ouvidos para a escuta atenta de Deus, que tem um projeto de vida para mim. “Falai, Senhor, que o vosso servo escuta!”. É tempo de calar outras vozes dentro de mim, no meu interior, para poder escutar e seguir a voz de Deus.
É muito importante e necessário fazer o encontro vocacional, pois é preciso parar a corrida da vida, que não permite contemplar a mim mesmo, verificar como sou e como estou, para fazer um discernimento, e descobrir o que Deus quer de mim. É uma pausa no caminho, onde me aproximo do poço da água viva, restauro minhas forças e prossigo, de modo novo, meu caminho. Os encontros vocacionais não são somente para aqueles que pretendem seguir a Vida Religiosa, mas também para aqueles que buscam orientações, um sentido para suas vidas. Isso é importante para que você descubra um caminho a seguir, até mesmo uma profissão.
  • QUEM SÃO OS MISSIONÁRIOS REDENTORISTAS
A Congregação do Santíssimo Redentor, dos Missionários Redentoristas, foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, no Reino de Nápoles, na Itália, no ano de 1732. Santo Afonso quis seguir o exemplo de Jesus Cristo da pregação da Palavra de Deus aos mais pobres, inspirado nas próprias Palavras do Senhor: “Enviou-me para evangelizar os pobres” (Lc 4,18).
Os Missionários Redentoristas chegaram aqui, no Brasil, no ano de 1894, e desde então vêm realizando o seu apostolado em todos os Estados brasileiros, seja com as Santas Missões, seja nos Santuários, nas Paróquias e periferias. Somos um grupo de religiosos, formado por Padres e Irmãos, que convivem em comunidade e por meio dela realizam sua Missão, atendendo aos mais empobrecidos e abandonados.

Nenhum comentário: